Iniciou- se, no dia 30 de Setembro, os agentes do Controle de Vetores, agentes de Saúde e demais funcionários da Prefeitura Municipal de São Luiz do Norte junto com os moradores de São Luiz do Norte o  ?Arrastão contra a Dengue?.

O objetivo do arrastão é eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença. Nessa ação, idealizada pela Vigilância Sanitária e que conta com a união de todos os departamentos da Prefeitura de São Luiz do Norte, as residências serão visitadas pelos agentes que removerão dos imóveis objetos como pneus, latas, baldes, potes plásticos e demais recipientes que possam acumular água e se tornar um criadouro da dengue.

Veja :

O Quê é Dengue?

Virose que se espalha rapidamente e é transmitida ao homem pelo mosquito Aedes aegypti.

Existe Vacina? Quantas Vezes se Pode Ter Dengue?

Não existe vacina. Existem 4 tipos de vírus (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4), pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, 4 vezes. Cada tipo confere imunidade.

Como é o Mosquito da Dengue

O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.

Como o Mosquito da Dengue se Infecta?

O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da Dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.

Quais os Principais Sintomas da Dengue?

A dengue clássica se manifesta assim:

• 99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto.
  • 60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos.
  • 50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital).
  • 50% têm prostação, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos.
  • 25% têm manchas vermelhas no tórax e braços.
Importante!

A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios!

Diante a mínima suspeita de Dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Consulte um médico. Beba bastante água.

O Que Cada Um Pode Fazer para evitar o Mosquito?
  • Não acumular lixo, ou seja, materiais em desuso que retenham água parada como pneus, garrafas, copos, latas;
  • Tapar a caixa d` água, poços, latões e filtros;
  • Lavar os pratinhos de folhagens, escovando as bordas para eliminar os ovos do inseto, e não acumular água, podendo colocar areia;
  • Tratar as piscinas;