O Prefeito de São Luiz do Norte Jacob Ferreira, participa hoje do seminário “Goiás sem Lixão”. Residos Solidos: Gestão consorciada,formas de financiamento e licenciamento ambiental. Com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e do Ministério das Cidades, o evento vai debater com prefeitos goianos e secretários do Meio Ambiente a necessidade da construção de aterros e da coleta seletiva nos grandes centros urbanos.

Em Goiás, apenas 10 municípios possuem aterros sanitários, entre eles Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Para a gerente de resíduos sólidos da Semarh, Thalyta Lopes Rego, a discussão sobre o destinos do lixo nas cidades é importante para despertar nos chefes dos Executivos municipais o interesse sobre a necessidade de se consorciarem ao Ministério do Meio Ambiente para a construção de aterros e iniciarem a coleta seletiva nos centros urbanos.

A Semarh espera que o debate ajude os responsáveis pela gestão do Meio Ambiente a realizarem consórcios públicos e buscarem licenciamento para projetos na área de resíduos sólidos. Com a instalação de aterros, evita-se a contaminação dos rios que abastecem os municípios, dos lençóis freáticos e a proliferação de vetores de doenças.